A calandragem é um processo industrial que atribui o formato final às peças laminadas de metal, principalmente às chapas de aço. Ela é realizada em uma máquina conhecida como calandra. Nela as chapas são submetidas a um procedimento que pode servir para conferir a elas sua curvatura ou para aplainar novamente peças que estão onduladas, geralmente porque não foram armazenadas da maneira correta.

As calandras para tubos são máquinas que tem o papel de curvar ou desempenar chapas de aço e metal. Com um nível de modernidade muito grande, elas reduzem a mão de obra e a manutenção na fabricação das peças e chapas.

A curvatura realizada em tubos é de alta precisão e pode ser aplicada em tubos redondos, retangulares, de alumínio, inox, cobre e outros materiais. A calandragem pode alcançar os mais diversos formatos, entretanto, os mais comuns de serem encontrados são os cilíndricos e cônicos.

Os aspectos dos produtos que são desenvolvidos pelo processo de Calandragem de Tubo são: a capacidade do resultado final do material ser plano, contendo brilho ou não, produtos com a espessura consistência, firme e maleável.

Como é desenvolvido o processo de Calandragem de Tubo
A máquina calandra de tubo desenvolve esse trabalho, que é calandra, possibilita que seja curvada tubos conforme for o raio solicitado. O curvamento é realizado através dos rolos, que podem ser fixos ou ser móveis. Neste caso, o rolo que é fixo realiza movimentos no sentido giratório. Já o rolo que é móvel, realiza o mesmo movimento do rolo fixo, porém, tem a capacidade de realizar uma movimentação para cima e para baixo, levando o raio de curvatura.

CALANDRA PARA CURVAR TUBOS

A calandragem de Tubo é um procedimento onde uma força externa é aplicada nos tubos de forma de eles sejam moldados de acordo com o projeto pré-estabelecido pelo cliente.
O procedimento de curvamento atende pelo nome de Calandragem de Tubo e os equipamentos que realizam esse processo são chamados de calandras.

Tanto a dimensão como a porção do metal se mantêm intactos nesse processo. A Calandragem de Tubo possui muitas vantagens, tais como a ótima utilização da matéria-prima mantendo o seu rendimento, agilidade no desempenho, viabilidade de avanço e administração dos elementos mecânicos do material.
 

calandra para curvar tubos.jpg

Especialista em projetos, fabricação e venda de calandras para curvar tubos, a Romaq oferece a mais ampla gama de máquinas para calandragem disponível no mercado nacional. As calandras para chapas Romaq, são ideais para curvar chapas mais ou menos finas, são produtos de tecnologia avançada com capacidade para curvar chapas mais ou menos finas que proporcionam a máxima precisão, alta produtividade e confiança com o decorrer do tempo.

A calandra hidráulica é um equipamento desenvolvido com sistemas e tecnologias adequados para que a máquina possa ser empregada com alta eficiência e segurança por clientes dos mais diversos nichos, garantindo uma excelente produtividade com prolongada vida útil. Assim, o investimento na calandra hidráulica oferece ao cliente um grande custo-benefício, considerando que a seleção das matérias-primas e o projeto da máquina visam à durabilidade, o que reduz inclusive os custos com manutenção em médio e longo prazo.

Contamos com profissionais qualificados e experientes, bem como com um parque industrial equipado com as melhores tecnologias disponíveis, a Romaq fabrica calandra hidráulica inicial de quatro eixos de alto desempenho, projetadas com priorização da segurança aliada à eficiência produtiva. Além das calandras, a empresa também fabrica e presta manutenção em dobradeiras, prensas e guilhotinas e etc.

TIRE DUVIDAS E SOLICITE SEU ORÇAMENTO SOBRE CALANDRA PARA TUBOS

Rua Agostinho Gomes, 416 Ipiranga - São Paulo - SP
www.romaqmaquinas.com.br

romaq@romaqmaquinas.com.br
(11) 3209-2847 / 3208-0080 / (11) 99639-2033
 

logo romaqsite.png